Dicas

Dicas para Cuidar dos Móveis Revestidos de Couro

 

Para preservar sofás, poltronas e cadeiras de couro natural, a dica é fazer uma limpeza regular com pano de algodão branco até retirar todo o pó. Quando necessário, utilizar um pano úmido e, em seguida, um pano seco.

O couro natural nãodeve ser molhado e precisa ser protegido da luz solar e do calor.
O manuseio de objeto súmidos, quentes, coloridos quesoltemtinta, pontiagudos e cortantes devem ser evitados perto do móvel.

Também não é recomendável o uso de produtos químicos, tais como: álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagre, tensoativos (como detergentes), abrasivos, solventes, benzinas e amônias.

 

Dicas de Conservação de Móveis

 

Manuseio:O uso diário também pode incorporar atitudes que ajudam a conservar os móveis. Uma delas é não bater portas e gavetas. As dobradiças das portas são concebidas para fechar em determinado tempo, e quando se empurra com força o mecanismo é forçado a acelerar. Nas gavetas, o impacto da batida pode, aos poucos, fazer a parte frontal  se soltar.

No caso das portas, aconselha-se a não soltá-las para que fechem sozinhas. A dobradiça não é preparada para puxar todo o peso da porta, o que também causa esforço e pode danificar a peça. Lembramos que se pendurar nas portas também é uma atitude que força os mecanismos e, por isso, deve ser evitada.

Posição:O local onde estão os móveis também influencia na sua duração. A primeira dica para escolher a posição é buscar um lugar em que não fiquem expostos ao sol. “Como a pele, a madeira também queima e escurece quando toma muita luz”. Para evitara o excesso de sol, uma sugestão simples: cortinas.

Umidade: A água também é uma vilã dos móveis de madeira. O líquido é absorvido pelo material, que incha e, no caso dos prensados, começa a esfacelar. E quando fala em água, alertamos, isso inclui a quantidade usada para limpeza também, tanto do chão quanto nos panos para tirar o pó: o ideal não é jogar a água em cima, e sim umedecer um pano. A umidade também pode gerar mofo. Para evitá-lo, a sugestão é deixar os móveis afastados cerca de dois ou três centímetros da parede, permitindo a circulação de ar e evitando que, caso a alvenaria comece a “suar”, a madeira fique úmida.

Limpeza: O ideal para limpar móveis é usar sabão neutro, como detergente de louças, e um pano ou esponja úmidos. damos preferência à esponja, porque o pano às vezes solta felpa, mas reforça que deve-se usar o lado macio (em geral, o amarelo) do utensílio. A dica vale para as partes em madeira ou prensados e também para puxadores e superfícies metálicas. Para as sujeiras típicas da cozinha, a recomendação é usar água morna e sabão de coco, com uma escova.

As partes de vidro devem ser limpas com produto apropriado, mas reforçamos o cuidado para não usar água em excesso, o que danificaria a madeira de outras partes do móvel. A dica é colocar o limpa-vidros no pano, em vez de no móvel em si.

 

 

Como Comprar Móveis para Escritórios

Produção de Móveis Pandin

Montagem de Armário em Aço Pandin